Apanhadão Literário #2: Cursos gratuitos (ou quase) sobre literatura

sábado, julho 20, 2019


|  Por Clara Taveira e Raphael Pellegrini  |

Eis que depois do primeiro apanhadão literário, postado pelo Raphael, cá está o segundo, dessa vez com minha participação. Depois que parei de usar redes sociais de vez (melhor decisão da minha vida), voltei a ler e estudar que foi uma beleza, e acho que não tem nada a ver ficar guardando só para mim os tesouros encontrados nesse mundão virtual, não é mesmo?

Certo dia, eu taquei no Google "cursos online gratuitos", buscando, quem sabe, um curso que me ajudasse a aprimorar meu inglês aprendido e treinado, basicamente, quando eu assistia RuPaul's Drag Race (na época em que era um programa sobre a arte drag, não sobre shade e veneninhos). Clica ali, redireciona para lá, entrei num buraco de minhoca ótimo, que me levou ao Twitter e a uma thread de uma moça linda chamada Larissa (clique AQUI para ver a thread). Numa das dicas de cursos, havia diversos sites famosos (para um monte de gente, menos para mim), como o Udemy, o Coursera e, para minha surpresa (que não conhecia nenhum deles), o Edx, até agora meu preferido disparado.

Novamente entrei num outro buraco de minhoca, dessa vez para conseguir filtrar o que me interessava do que não tinha a ver comigo (há cursos de tudo quanto é tipo, e eu trabalho com literatura, portanto programação para mim é tão fácil quanto ler hieróglifos em braille) e cheguei aos seguintes cursos:


Clique aqui para ser direcionado ao curso!

Masterpieces of World Literature, de Harvard, ministrado pelos professores Martin Puchner e David Damrosch. Gratuito para ouvintes (ou seja, você terá acesso por um determinado período aos vídeos, mas não terá certificação nem poderá fazer os testes), o curso tem aproximadamente 70 horas de duração, é "partido" em 12 seções e cada uma delas tem vídeos entre um e 12 minutos, o que é ótimo para quem assiste no celular em momentos inoportunos (nunca achei que ia estudar sobre Genji Monogatari lavando a louça...).

Sei que esse post deveria ser sério, mas eu, como uma pessoa que só viajou até Belém (do Pará, não a de Jesus) e nunca colocou um pé fora do país, e como a terceira ou quarta pessoa formada em uma família gigantesca e que provavelmente foi vizinha de Adão e Eva, estou tremendamente honrada de poder assistir a um curso sobre literatura em Harvard, então, para não ficar muito brega isso tudo, vou fingir que não estou emocionada e deixarei esse gif maravilhoso aqui e partirei para outro tópico do Apanhadão Literário.


Caso você não seja muito bom em inglês (como eu não sou muito boa também), o curso te permite baixar os vídeos e as legendas com as transcrições, o que é muito, muito, muito útil, sério. Você também pode instalar o aplicativo do Edx e assistir pelo celular ou tablet com as legendas na tela. Também ajuda.

Caso você não seja nada bom em inglês, não seja por isso: um dos professores, Martin Puchner, escreveu um livro que foi recentemente publicado pela Companhia das Letras. Tremendamente atraente (estarei falando do livro ou do professor? Vocês jamais saberão), vale a pena ouvir o que há para ser dito aqui sobre a história da escrita! Cá está o link para você comprar na Amazon:


Além desse curso, há também os sobre Shakespeare:

Resultado de imagem para shakespeare edx

Shakespeare’s Hamlet: The Ghost
Shakespeare’s Othello: The Moor
Shakespeare’s Merchant of Venice: Shylock
Shakespeare Matters

Os três primeiros são de HarvardX também, o último, da Universidade de Adelaide; é só clicar nos nomes, que você será redirecionado ao site! Como boa amante de Dom Casmurro, comecei por Otelo! :)

Resultado de imagem para introdução à teoria da literatura paul fry

Saindo da Edx momentaneamente, vamos para o Learn Café, que organizou a tradução (feita pela Univesp) do Introdução à Teoria Literária, do Paul Fry, Universidade de Yale, e ainda disponibilizou um certificado gratuito para quem assistir o curso todo. Bacana, não? O link é esse aqui: Introdução à Teoria da Literatura!

Resultado de imagem para escrita total udemy

Viajando agora para um curso pago, o Udemy tem esse curso de Escrita Criativa que, vira e mexe, está por 20 reais somente. É um dos menores cursos dessa lista, são somente 6 horas de vídeos. Confesso: ainda não comecei esse, então estou fazendo uma recomendação meio no escuro, ok? Clique aqui para conhecer: Escrita Total.


Resultado de imagem para The Ancient Greek Hero

Voltando para Edx (sou fã, não nego), temos esse curso que estou louquinha, louquinha para começar! The Ancient Greek Hero! Por mais que esteja amando o Masterpieces e louca para começar os outros dois (que, eu suspeito, são exatamente o Masterpieces of World Literature partido em dois: ancient e modern; não que esteja reclamando, para mim, é ótimo, já que estou primeiro ouvindo e traduzindo mentalmente, então fazer o curso novamente será ótimo!), eu sempre tive uma queda por heróis gregos, desde pequena, então estou muito ansiosa para começar esse! Sempre achei mitologia grega a coisa mais incrível a ser estudada na escola (ainda que... eu não tenha estudado na escola. Lágrimas.)! Fica aqui o link para quem se animar a encarar 24h de Grécia Antiga: The Ancient Greek Hero! Também de Harvard!


Há diversos outros cursos não somente no Edx, mas também no Coursera, no Future Learn, na thread da Larissa (link no início do post!) e em diversos outros sites que reúnem em categorias os Moocs: Massive Open Online Courses! Vale a pena dedicar um minutinho de seu tempo para aprender coisas novas e ainda garantir, dependendo do curso, um certificado bacana!

Mas, na boa, depois de quase 50 horas ouvindo David Damrosch, Martin Puchner e convidados, posso te dizer que seria até bacana poder botar no meu LinkedIn um curso tão incrível em Harvard, mas o conteúdo, tudo que estou aprendendo, é tão, mas tão bom, que a gente supera a ausência de um certificado na parede.



Ei, antes de ir embora: curte a página do Capitu Já Leu no Facebook! Sempre estamos postando essas dicas bacanas por lá também! É só clicar aqui, ó: Capitu Já Leu no Facebook! :)


You Might Also Like

3 comentários

  1. eu te amo e salvarei esse post <3

    ResponderExcluir
  2. Seu texto é informativo e bem humorado, exatamente como eu gosto. Ótimas dicas. Vou conferir logo mais. Parabéns pelo bom conteúdo. :)

    ResponderExcluir

Postagens Populares

Curta no Facebook