Apanhadão literário #1

terça-feira, maio 14, 2019


|  Por Raphael Pellegrini  |

Já tem um tempo que venho separando alguns materiais bacanas para estudo, leitura rápida e mergulho na literatura. Entrevistas, vídeos, aulas e tudo mais que se pode imaginar vêm compondo um pequeno painel da minha rotina cotidiana para além do trabalho (esse continua muito prazerosamente o mesmo, revisando linha após linha, como uma formiga trabalhadora muito bem comportada). Dessa reunião, que às vezes fica bastante esparsa, resolvi juntar aqui, de tempos em tempos, um pouco desse material, até mesmo para criar uma memória desse percurso. Então vamos lá!

Depois de ler O Sonho dos Heróis, de Bioy Casares, esse texto no Suplemento Pernambucano atiçou a vontade de seguir nas obras completas do autor.

Fonte da imagem: Suplemento Pernambucano



~

Antes de começar a ler Maternidade, da Sheila Heti, decidi dar uma busca no YouTube e gostei bastante desses dois vídeos curtinhos da autora. Acho que foram preponderantes para me animar mais ainda com a obra. Não sei se foi meu momento, ou fruto de um desejo pessoal, mas senti uma honestidade tocante na fala dela.




Também adorei a entrevista que a autora deu para a Paris Review. O link está logo abaixo:

https://www.theparisreview.org/blog/2018/04/26/the-child-thing-an-interview-with-sheila-heti/

~

Na mesma energia, também comecei a "preparação" Jogo da Amarelinha, o livro que sempre quis ler, mas sempre detestei aquela edição sem orelhas e não tinha a possibilidade de ler o e-book oficial (e sempre desconfiei de versões não oficiais), e que agora vai sair pela Companhia!






~


Mudando de assunto, mas não saindo da cozinha, não poderia deixar de colocar nesse apanhadão o fascinante e-mail de Caetano Galindo para Marcia Copola, comentando detalhes e características de sua tradução de O Apanhador no Campo de Centeio. É fascinante ver toda a preocupação com a linguagem e o extremo cuidado com o texto literário. Para mim, esse texto fez com que eu me reapaixonasse por todo trabalho desenvolvido com o texto. Saí dele querendo aprender cada vez mais sobre a minha profissão.

https://todavialivros.com.br/visite-nossa-cozinha/o-apanhador-no-campo-de-centeio-carta-do-tradutor?fbclid=IwAR1lYLdcu85rxZI4XLwliafh1dqdTwr8JU92o8jlbvBGW1xaTlVboB8RQuA


~

Talvez um dos vídeos mais divertidos que já vi de um autor. Tudo nesse vídeo me chamou a atenção, desde a aparência de Kurt, até o caminho escolhido por Kafka em suas histórias.





~

E para fechar, uma playlist para quem deseja conhecer um pouco mais de literatura.




You Might Also Like

0 comentários

Postagens Populares

Curta no Facebook