Listas marotas: 5 livros com protagonistas idosos! | Parte I

quinta-feira, dezembro 06, 2018

Fonte: Pixabay

|  Por Clara Taveira  |


Começando um novo projeto no Capitu Já Leu, a partir de hoje teremos aqui listas envolvendo determinados temas ou características! Sou bem apaixonada por esse tipo de seleção, então por que não fazer com as minhas leituras? :)

A de hoje é sobre vovôs e vovós! Chega mais!



Um Homem Chamado Ove | Fredrik Backman


Ganhei esse livro de aniversário de duas amigas queridas. Estava namorando após ter encontrado na livraria Instante do Leitor, ali no cinema São Luiz, no Catete, mas o preço um cadinho salgado me fez pensar algumas vezes. Porém o valor do e-book é bem acessível para quem não está podendo muito pagar R$ 70,00 em um livro somente!

Mas quer minha opinião? Ele vale cada centavo!


Ove tem cinquenta e nove anos e não gosta muito das pessoas. Afinal, hoje em dia ninguém mais sabe trocar um pneu, escrever à mão ou usar uma chave de fenda. Ninguém mais quer trabalhar e assumir responsabilidades. Todo mundo é jovem, usa calça justa e só quer saber de internet. Para Ove, uma sociedade em que tudo se resume a computadores e café instantâneo só pode decepcioná-lo.Como se isso não bastasse, a única pessoa que ele amava faleceu. Sem sua esposa, a vida de Ove perdeu a cor e o sentido. Meses depois, ele toma uma decisão: vai dar fim à própria vida. No entanto, cada uma de suas tentativas é frustrada por algum vizinho incompetente que precisa de ajuda. Mas, quando uma estranha família se muda para a casa ao lado, Ove aos poucos passa a encarar o mundo de outra forma. Um romance comovente que mostra como amor e bondade podem ser encontrados nos lugares mais inesperados.






Minha Avó Pede Desculpas | Fredrik Backman


Do mesmo autor do livro anterior, a pessoa na melhor idade aqui, como o título já mostra, é uma vovó. Doida de pedra. Também encontrei esse na mesma livraria e já estou juntando os trocadinhos para ir lá e levar a edição física. Afinal, em um momento de crise editorial, a gente tem que valorizar as livrarias que não só proporcionam experiências incríveis (encontrar Fredrik Backman, por exemplo), como... bem... PAGAM AS EDITORAS PELOS LIVROS. 

Esse é lançamento da Fábrica 231, então não tem muito o que fazer, tá carinho mesmo... Mas ó: também vale. 


Uma história emocionante sobre vida e morte, família e amizade, realidade e fantasia, e sobre o direito de ser diferente, narrado sob o ponto de vista de uma precoce menininha de 7 anos. No livro, o segundo do autor do best-seller internacional Um homem chamado Ove, adaptado para o cinema com Tom Hanks no papel principal, a protagonista é Elsa: dona de uma maturidade e inteligência acima da média, a pequena fã de Harry Potter adora corrigir a gramática de todos a sua volta. A única amiga de Elsa é a sua excêntrica avó de 77 anos, capaz de assaltar um jardim zoológico porque a neta está triste, fumar em lugares proibidos, andar nua na varanda e pregar valentes sustos nos seus vizinhos. Quando a avó morre e deixa uma série de cartas pedindo desculpas a todas as pessoas com quem já errou, tem início a maior aventura da vida de Elsa.




O ancião que saiu pela janela e desapareceu | Jonas Jonasson



Eu amo quando um livro me encontra. Foi o caso desse aqui: quando estava buscando mais sobre Um Homem Chamado Ove, esse livro apareceu como recomendação na Amazon, se não me falha a memória. Anotei, pensando se deveria comprar o e-book ou o físico, e eis que ele aparece na Dona Alda (falei dela aqui, ó: Catete, o paraíso dos livros usados parte II) por míseros cinco reais! 

O sueco Jonas Jonasson fez um sucesso estrondoso com esse livro, vendeu milhões e milhões, mas infelizmente essa fama não se estendeu para cá, então esse é o único livro dele publicado no Brasil... Aproveitem, que tem no Kindle Unlimited! 

Está tudo pronto para a festa de seu centenário: o prefeito está lá, a imprensa está lá, toda a equipe do asilo, todos querem comemorar. O único problema é que Allan Karlsson não está nem aí para festa. Pular a janela e sair por uma road trip pela Suécia parece muito mais divertido. Ao acompanhar as desventuras deste senhor muito particular, em fuga de mocinhos e bandidos, vamos conhecendo melhor a história desse homem que presenciou algumas das mais inusitadas experiências e conheceu muitos dos personagens emblemáticos do século XX.




Prenda-me, por favor! | Catharina Ingelman-Sundberg


Imagina um monte de vovô que decide ser preso. Sim, você leu bem, encarcerado. Depois que o asilo onde vivem troca de administração e tudo dá errado, eles decidem que a cadeia é um lugar melhor para eles. Tragicômico, não?

Novamente, um livro que me encontrou, uma grata surpresa!

No Lar Diamante, uma casa de repouso em Estocolmo, moram Martha, uma adorável senhora de 79 anos, e seus amigos Anna-Greta, Stina, Krattan e Snillet, todos na mesma faixa etária. Depois que o local é vendido, a nova administração torna as coisas bem complicadas: o tratamento recebido pelos idosos está horrível, a comida é racionada e de péssima qualidade, a rotina está tediosa, e nem sair para se exercitar eles podem mais. Ninguém aguenta mais ficar ali. E Martha fica imaginando que eles estariam muito melhor se fossem para a prisão sueca… Que, aliás, ela pensa, é uma ótima solução!
O grupo, então, se reúne e planeja um grande roubo, que deverá garantir que todos sejam condenados. Com o assalto perfeito combinado, eles escapam do asilo e a aventura começa. Porém, nem tudo ocorre como o planejado, e logo eles se veem envolvidos em uma trama inusitada, que poderá fazê-los conseguir a tão sonhada vida melhor. Atrás das grades…




Cinco Imprestáveis e Um Velho Rabugento | Clara Caraciolo


Ok, ok, eu poderia ter colocado um monte de outros livros nessa lista. E ainda vou, porque eu AMO livros com vovôs, então já tenho agendado uma segunda lista bem porreta. Mas por que não falar de uma novela curta, rápida de ler e cremosinha, escrita por uma autora nacional, muito simpática e amorzinho (cof cof é meu cof cof) e etc? Vamos valorizar a literatura nacional! 

Cinco Imprestáveis é uma novela de humor e amor, com um levíssimo toque de drama, só para dar um cheiro mesmo. Foi a obra que eu mais amei escrever, cá entre nós. Lloyd é um vovô adorável e muito, muito rabugento - portanto, meu preferido em um universo grandão de personagens. A história tem gostinho de Queer Eye encontra o elenco de Cocoon somado a uma pitada generosa de comédia romântica.

E a vantagem é que custa 3 reais, olha que beleza!





Uma novela sobre amor e humor na melhor idade! Da autora de Amor nas Alturas, Não Me Dê Flores! e Invisível, best-sellers da Amazon!

Depois de dez anos aparentemente felizes ao lado de Laurita, Lloyd, um senhor muito do casmurro, leva um baque: pela primeira vez na vida, sente o impacto de um pé na bunda, às vésperas de completar oitenta anos. Sem saber como lidar com seu coração espinhento agora partido, recorre a cinco amigos, que carinhosamente (ou não) chama de “imprestáveis”, em busca de algum tipo de solução que trouxesse o amor de sua vida para perto novamente.

Só que a vida nem sempre é fácil como em reality show de transformação, e Lloyd precisará de muita reflexão sobre seu comportamento e o modo como trata as pessoas ao redor — e a si mesmo — para transformar seu lado amargo em algo mais maleável e conseguir uma segunda chance de sua ex-namorada. Mesmo que isso signifique quebrar diversas barreiras erguidas ao longo de quase oito décadas.

Cinco Imprestáveis e Um Velho Rabugento é uma novela de humor e amor, contada por um senhor que é pura rabugice — mas, ao mesmo tempo, puro amor. Faça seus biscoitos em formatos fálicos, prepare um cappuccino e venha se deliciar com as loucuras de um plano maquiavélico bolado por um monte de gente imprestável e amorosa.






Gostou da lista? Faltou algum que você tenha lido e amado? Manda sugestões, são todas bem-vindas!
Em breve, mais uma lista com vovôs e vovós (e outras coisinhas mais) :)


You Might Also Like

2 comentários

  1. Adorei a lista!! Preciso ler mais livros com protagonistas idosos!! ❤️

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas, lindezas!!! Já vou catar aqui na feira do livro!
    Bjs

    ResponderExcluir

Postagens Populares

Curta no Facebook