Primeira Página: Conflito na Baiana, de J M Costa


UAU! QUE LIVRÃO GOSTOSO DO CARAMBA!!
Ok, calma, Clara, vamos por partes.

Sabe aquela falácia que autor nacional não sabe fazer livro policial, suspense, blá, blá, blá? Esqueça. JM Costa tá aí para provar que isso é mentira mentirosa!

Recebi esse livro em parceria um dia desses e comecei a ler no mesmo dia. No dia seguinte, já tinha acabado! Devorei, li com os olhos injetados, querendo saber o final, torcendo pela protagonista, querendo justiça e tudo o mais. Não é o máximo quando um livro te deixa doidão assim??
Ok, sinopse primeiro:
"Até que ponto um jornalista pode publicar tudo o que descobre? Qual a distância entre a verdade apurada nas ruas e a verdade que acaba noticiado para população? Será possível para uma repórter novata superar barreiras morais e políticas para cobrar justiça? Isso é o que o leitor descobrirá nos três dias que Clara Gabo levará para concluir sua reportagem.

Além de pressões externas e dentro da própria redação, ela ainda terá que se preocupar com a segurança de sua principal testemunha: uma garotinha que ela só conhece pela voz"
Primeiro, preciso comentar que o book trailer desse livro é sensacional. As duas atrizes são incríveis, e eu quase me peguei pensando se o caso da garotinha não era real, gravado de algum programa tipo Datena ou esses assim, que se você torcer, pinga sangue no chão.

Em segundo, que thriller urbano gostoso! É um dos livros mais empolgantes que já li!! Clara é uma personagem deliciosa, que mescla perfeitamente a inocência de uma profissional novata com uma astúcia intrínseca que todo mundo já viu em alguém. Se você nunca viu alguém que tenha essa astúcia, talvez você seja a pessoa esperta na sua roda de amigos (que moral, hein?).

As atitudes da repórter volta e meia me deixaram tensa. Tipo “Clarinha, socorro, não faz isso, xará, não vai encontrar esse traficantezão poderoso, espera. Não fala grosso assim com o policial corrupto, calma, mana, aqui é o Rio de Janeiro.”. Mas isso tudo não foi por eu ser covardona, mas sim porque a escrita do autor JM Costa é muito real. Eu consegui escutar as vozes, os sotaques, as entonações de cada um dos personagens, como se eles estivessem do meu lado, brigando, discutindo, e eu fosse uma espectadora tensa, que não sabia bem o que fazer.

Uma coisa que eu achei sensacional na história foi que não houve demonização de ninguém. Não há postura tipo “bandido bom é bandido morto”, nem o oposto extremo, “policial carioca é tudo corrupto”. Não, nada disso, os criminosos são culpados por terem feito besteira, não por serem do morro, do asfalto, da delegacia, etc. A culpa não tem cor, farda ou hierarquia. Ela pertence a quem a merece, a quem comete os crimes, seja o traficante ou o comandante. E isso é muito positivo, ainda mais em épocas onde os extremos vivem entrando em guerra.

O clímax da história é perfeito. Eu, que costumo dormir muito cedo (dez da noite, já estou zarolhando de sono), fiquei acordada naquele dia até altas horas, pedindo a tudo quanto é santo literário para proteger a Clara e seus colegas de profissão no confronto final. Quase pude escutar as balas zunindo nos meus ouvidos.

Primeira Página é um suspense no ponto, de leitura fluida e rápida, que não decepcionou em nenhum momento. A edição é linda, bem profissional e com tudo certinho. Recomendo e MUITO a leitura da obra de JM Costa, que, segundo o próprio autor, começou a carreira literária aos 44 anos (!).

Que bom. Valeu a pena esperar esses anos todos. 

Ah, o book trailer, gente, antes que eu me esqueça! Olha que maravilhoso:



Para quem tiver interesse em adquirir a obra, aqui está o site do autor: JM Costa! :D

Um comentário:

  1. Adorei o "Livrão" :)

    Impossível não ficar meio bobo ao receber uma avaliação tão generosa de uma escritora, blogueira, revisora e embaixadora do Wattpad. PRIMEIRA PÁGINA é meu primeiro livro de ficção e um projeto que adiei por muitos anos. Sei que é apenas o primeiro passo de uma longa caminhada, mas essa resenha reforça minha confiança de estar no caminho certo. Obrigado Clara e vida longa ao Capitu Já Leu!

    Quem quiser saber um pouco mais sobre mim e sobre a obra pode dar um pulinho também em:https://goo.gl/KqBFkX

    Um forte abraço!
    JM Costa

    ResponderExcluir